A Importância de um Propósito Genuíno

Há cerca de dez anos, eu ministrava a disciplina de Planejamento Estratégico em cursos de MBA e invariavelmente revíamos os conceitos básicos sobre missão, visão e valores (MVV) empresariais.  De lá para cá, muita coisa mudou, várias ferramentas surgiram para auxiliar na construção e no acompanhamento do planejamento estratégico, mas esses conceitos resistiram ao tempo, tanto na literatura, quanto nos conteúdos de programas de formação.

Há quem diga que tudo isso está ultrapassado, que o trio MVV não se conecta com as novas gerações e com o mundo atual, em constante transformação, com suas incertezas e complexidades. Sob essa alegação, muitas organizações têm substituído o trio por um propósito, porém nem sempre de forma adequada.

O expoente mais recente, que disseminou a ideia de propósito para empresas e para a vida pessoal, foi Simon Sinek, no livro Comece pelo Porquê, com o seu conceito de Círculo Dourado. Esse conceito, tem uma representação simples, baseada em três círculos: 1) círculo maior que representa o “o que”; 2) círculo menor, que está dentro do primeiro e representa o “como”; e 3) círculo menor ainda, que está dentro do segundo, representando o “porquê”. De forma geral, segundo ele grande parte das empresas sabe o que faz, seu produto ou serviço, um grupo menor sabe como, seus processos, porém uma parte pequena sabe o porquê, ou seja, tem uma causa ou propósito.

Defendo que todos os conceitos são complementares, pois, em linhas gerais: enquanto a missão define qual é o negócio da empresa, o que a empresa faz; a visão descreve o que empresa aspira a ser no futuro; os valores mostram os princípios fundamentais e crenças que devem guiar a suas decisões; e o propósito define o porquê a empresa faz o que faz, sua real contribuição para sociedade.

O propósito transcende a missão, ao se concentrar em uma causa mais ampla, com potencial de tocar as pessoas em um nível emocional e comportamental. A seguir apresento alguns aspectos que um propósito genuíno e bem definido, pode contribuir para a organização:

Inspiração e motivação: Quando uma empresa se compromete com uma causa significativa e autêntica, ela cria um senso de propósito que vai além do lucro, o que pode atrair e reter talentos, melhorar a satisfação do cliente e estimular a inovação.

Conexão com novas gerações: As gerações mais jovens, em particular, demonstraram um interesse crescente em apoiar empresas com um propósito claro e que se envolvem ativamente em questões sociais e ambientais. Conectar-se com essas gerações pode ser fundamental para o sucesso a longo prazo de uma empresa.

Responsabilidade Social e Ambiental: Adotar um propósito que inclua preocupações sociais, ambientais e práticas responsáveis contribui para a construção de uma reputação positiva e para o atendimento às crescentes expectativas da sociedade em relação às empresas.

Resiliência Empresarial: Empresas que incorporam um propósito genuíno na sua cultura têm uma base mais sólida para enfrentar desafios e crises. O propósito pode servir como um guia para a tomada de decisões difíceis e como uma âncora que mantém a empresa focada no seu objetivo mais amplo.

Internalizar a cultura organizacional nunca foi e nem será tarefa fácil, tirar as frases da parede, traduzi-las às pessoas comuns e levá-las a todos os stakeholders, exige um engajamento verdadeiro nas causas que estão declaradas, pois do contrário, colaboradores ou clientes, perceberão que é apenas jogada de marketing.

Por fim, um propósito autêntico pode inspirar e motivar stakeholders, conectar-se com as novas gerações, guiar práticas responsáveis e relacionamentos sólidos, ressoando para além das fronteiras da empresa, demonstrando o seu compromisso em contribuir para solução de problemas da sociedade, para além do seu negócio.

Sobre o Autor: Alexey Carvalho é administrador e pedagogo, mestre em tecnologia, doutor e pós-doutorado em educação. Atua como Reitor do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Conselheiro no Setor Público e Privado, Membro da Comissão ESG da Board Academy, Pesquisador em Grupos da América Latina e Caribe, Conferencista Internacional, autor e coautor de 10 obras publicadas no Brasil e no exterior.

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