A Educação a Distância (EAD) vem tendo grande destaque e está no centro das
discussões sobre a expansão da Educação Superior no Brasil, bem como a atuação do
Estado neste processo. Entretanto, nem tudo soa a favor quando se trata de EAD e há
algumas correntes divergentes, que podem se dividir em dois grupos. De um lado, estão
os defensores da EAD com discurso social de democratização e acesso à educação
superior, junto àqueles que defendem o uso dos recursos tecnológicos para expansão da
educação. Por outro lado, estão os que não acreditam na qualidade da EAD, com
aqueles que consideram a expansão da educação superior, proporcionada pela EAD,
uma questão meramente mercadológica que beneficia interesses econômicos. Diante do
exposto, o objetivo deste artigo é levar à reflexão as principais questões relativas ao
tema, com enfoque em qualidade e expansão, destacando o papel do Estado, seja como
fomentador ou como regulador. Para isso, foi realizada uma análise bibliográfica da
literatura pertinente, abordando o aspecto social e as tecnologias, a qualidade e a
expansão da EAD. Como contribuição este artigo busca suscitar o debate de ideias sem
a pretensão de esgotar o assunto ou propor soluções, mas com o intuito de contribuir
com discussões para melhoria do processo da EAD.
Artigo Completo: https://www.repae-online.com.br/index.php/REPAE/article/view/219/pdf